Press release
Press release sobre a exposição “As Guardiãs de Ibarama”. Para maiores informações, favor entre em contato via redes socias.
As Guardiãs de Ibarama
Exposição destaca o papel da mulher rural na conservação de sementes
A mostra fotográfica “As Guardiãs de Ibarama” retrata agricultoras da região central do Rio Grande do Sul que conservam sementes de cultivares crioulas de milho, feijão e hortaliças. Com fotografias e textos de Bibiana Silveira, complementados por relatos das pesquisadoras Marielen Kaufmann, Cassiane da Costa e Lia Reiniger, a mostra reúne 17 retratos de 18 mulheres rurais.
O trabalho de conservação de sementes começou na década de 1980 e desde 1998 recebe o apoio de entidades locais de extensão rural, em especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-ASCAR) e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). A parceria resultou na criação da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, que reúne, atualmente, 30 famílias. Os membros da Associação multiplicam as sementes que são usadas em uma área estimada de mil e 400 hectares envolvendo ao todo 650 famílias de agricultores familiares do município. Apesar de serem minoria na Associação, as mulheres são, muitas vezes, as responsáveis pelo cuidado, separação e seleção das sementes.
A partir de 2009, o Grupo de Pesquisa em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Professor José Antônio Costa Beber da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou a desenvolver ações articuladas de educação, pesquisa e extensão em parceria com a Associação e Emater municipal. Essas ações objetivam contribuir para a conservação da agrobiodiversidade, da variabilidade genética e do etnoconhecimento associado ao resgate, ao manejo e à conservação de cultivares locais, tradicionais ou crioulas de milho na região de Ibarama, RS.
A mostra “As Guardiãs de Ibarama” já esteve em Nova Iorque, Lisboa, Buenos Aires, Montevidéu, Assunção, Porto Alegre, Uruguaiana e Santa Maria e integra o projeto de extensão “Sistematização das ações de extensão, ensino e pesquisa relacionadas às cultivares de milho crioulo realizadas nos municípios da microrregião Centro Serra do RS”. Este é realizado pelo Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Prof. José Antônio Costabeber, que conta com o apoio da Emater/RS-Ascar. Este é coordenado pelos professores José Geraldo Wizniewsky, Lia Reiniger e Marlove Muniz. O projeto fotográfico é financiado pela UFSM, CNPq e CAPES e conta com a colaboração do grupo de pesquisa Comunicação e Desenvolvimento/UFSM.
Registros de exposições passadas
Bibliografia
SILVEIRA, Bibiana; BENITEZ ALMEIDA, María Liz; SCHWARTZ, Clarissa; SILVEIRA, Ada C. Machado da. A primeira mostra imagens do rural: textos verbo-visuais em circulação. In: VIZER, Eduardo Andres; BARICHELLO, Eugenia; SILVEIRA, Ada C. Machado da (orgs). Rural Conectado: Mídia e processos sociotécnicos no Brasil e Argentina. Santa Maria: Facos-UFSM, 2016.
KEGLER, Jaqueline Quinconzes; SILVEIRA-NUNES, Bibiana; SILVEIRA, Ada Cristina Machado da. As Guardiãs de Ibarama: mídias alternativas e visibilidade da mulher rural. In: SILVA, Thomas Josué Silva; LISBOA FILHO, Flavi Ferreira (orgs). Cultura e identidade: subjetividades e minorias sociais. Santa Maria: Facos-UFSM, 2018.
Imprensa
“As Guardiãs de Ibarama” – Mostra Fotográfica no Salão Cultural da APUSM, publicado em 14/10/2014
Café dos Pioneiros – Uma tarde para recordar, publicado em 14/10/2014
A boa, publicado em 16/10/2014
Jornal APUSM edição Outubro de 2014, publicado em 06/11/2014
Mostra fotográfica “As guardiãs de Ibarama” estará em exposição na 1ª Feira da Biodiversidade, publicado em 15/05/2015
Convênio Capes-Mincyt retrata imagens do rural, publicado em 09/07/2015
Mostra Imagens do Rural, Jornal da Unifra 09/09/2016
CURTA A TERÇA!, publicado em 12/09/2016
Guardiãs de Ibarama, publicado em 20/03/2017
Universidade Feevale promove a cultura em suas diversas manifestações, publicado em 14/08/2017
Vernissage do CCSH acontece hoje, publicado em 08/03/2018