Paisagens do Rural

Dois fotógrafos, Mário Witt e Bibiana Silveira, nascidos no pampa gaúcho, retratam esse lugar, seu cotidiano e sua diversidade. A II Mostra Imagens do Rural – Paisagens do Rural conta com o apoio do projeto “Usos e tendências das TICs nas Ciências da Comunicação e da Informação”, dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, Comunicação e Informação da UFRGS e, na Argentina, do Instituto Gino Germanni da Universidade de Buenos Aires e do Centro de Estudos da Argentina Rural da Universidade Nacional de Quilmes, com subsídios, respectivamente, da Capes e do Mincyt. A coordenação do convênio esteve a cargo das pesquisadoras Ada Cristina M. da Silveira (UFSM-Brasil) e Maria Silva Ospital (UNQ-Argentina).

Continuar lendo

Retratos do Rural

A I Mostra Imagens do Rural- Retratos do Rural, produzida em conjunto pela Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Nacional de Quilmes, apresenta duas mostras associadas ao projeto Imagens do Rural. Composta por fotografias que retratam diferentes aspectos do Rural sul-americano, estão reunidas pela primeira vez sob a curadoria da fotógrafa Bibiana Silveira. A Mostra apresenta duas exposições fotográficas: “As Guardiãs de Ibarama”, com fotos de Bibiana Silveira, e “Trabalho e trabalhadores rurais”, com fotos de José Muzlera.

Continuar lendo

As Guardiãs de Ibarama – Divulgação

Press release

Press release sobre a exposição “As Guardiãs de Ibarama”. Para maiores informações, favor entre em contato via redes socias.

As Guardiãs de Ibarama

Exposição destaca o papel da mulher rural na conservação de sementes

A mostra fotográfica “As Guardiãs de Ibarama” retrata agricultoras da região central do Rio Grande do Sul que conservam sementes de cultivares crioulas de milho, feijão e hortaliças. Com fotografias e textos de Bibiana Silveira, complementados por relatos das pesquisadoras Marielen Kaufmann, Cassiane da Costa e Lia Reiniger, a mostra reúne 17 retratos de 18 mulheres rurais.

Continuar lendo

1ra Bozano

© Bibiana Silveira 2012 – Imagem protegida pela lei do direito autoral (9.610)

geometria
faz parte do cotidiano
é base das ações humanas
define a perfeição
quando executada
passa a ser humana
ângulos não são retos
linhas não são perpendiculares
uma geometria do dia-a-dia
detalhes despercebidos
das grandes estruturas
dominando a paisagem
escalas, padrões, linhas, contrastes
representações visuais deslocadas
se tornam evidentes

Continuar lendo

sobre|posto, o método

Esse texto foi publicado originalmente no Medium, em 01 fevereiro 2019. Refere-se ao projeto sobre|posto.


Em 2012, dei um salto. Depois de anos de ausência, decidi voltar às minhas raízes de artista. Minha maneira de fazer isso, considerando minha vertente acadêmica, foi inscrever-me em um curso de especialização. Em fotografia, minha primeira paixão. Daí surge sobre|posto.

Mas na verdade, o germe da ideia havia surgido anos antes, ainda na minha primeira graduação em Artes Visuais (depois cursei Design de Produto, mas essa é outra história). A ideia começou a ser germinada nos idos de 2003, quando comecei a brincar com fotos minhas, analógicas digitalizadas, no Photoshop, usando o modo de camada sobreposição. Cheguei a explorar a ideia na faculdade, mas na época não soube continuar.

Continuar lendo